COMO SABER SE SEU TIME ESTÁ ENGAJADO


 
_MG_9786.png

Engajamento é uma das palavras que dominam a literatura corporativa no momento, super em alta. Mas o que isso significa na prática? Como saber se seu time está engajado e, caso não esteja, como torná-lo? Muito bem, a coisa não é tão simples assim, principalmente porque "estar engajado" (assim como motivado) é uma espécie de estado de espírito do colaborador. E nós, como líderes, não conseguimos necessariamente torná-los engajados, mas sim criar um ambiente propício ao engajamento.

Bom, o primeiro passo então é saber se seu time está engajado ou não. Essa parte é simples, basta observar. Sabe aquele funcionário que acredita na empresa, nos processos, é participativo, tenta sempre contribuir de alguma forma, está batalhando para alcançar as metas, busca e compartilha conhecimento porque acredita que o time todo pode crescer junto? Então, esse sujeito está engajado, ou seja, dedica seu esforços pela causa da empresa, está altamente envolvido.

Certo. Percebemos então que alguns estão e outros talvez não. O que é possível fazer? Qual seria então o ambiente mais favorável para que a equipe venha se tornar cada vez mais engajada? Podemos resumir essa questão da seguinte forma: É preciso um propósito claro, ou seja, um sentido maior, um significado para estarmos todos trabalhando na mesma direção. E uma liderança que conduza a equipe para este caminho. Simples não? Na prática nem tanto. As empresas nem sempre possuem um propósito muito claro (muitas delas é só gerar riqueza para os donos), e, falando em liderança, a coisa fica mais complicada ainda.

Liderar não significa apenas mandar as pessoas fazerem seu trabalho, é preciso ser um orientador no aumento da produtividade, incentivar a melhoria contínua através da capacitação, atuar na melhoria da autoconfiança e dar abertura à comunicação direta e eficaz. Nesse contexto, você que é líder, vale autoavaliar-se com certa frequência, fazendo perguntas como:

- Estou conseguindo transmitir e deixar claro o propósito de nosso trabalho para equipe?

- Como posso ajudar meu liderado a encontrar sentido em seu trabalho?

- Estou dando direções claras, suporte e incentivo para que meus liderados possam se sentir parte de um todo e assim darem o seu melhor?

Aqui na Doctor Raw, desenvolvemos uma série de ações que buscam tornar o ambiente propício ao engajamento, mostrando o real significado de cada pessoa e qual sua importância no processo todo. Vou citar três delas para que, quem sabe, lhe inspire a desenvolver algo em sua empresa também.  

#1 Ultrapassando as barreiras da hierarquia. Proporcionar um ambiente respeitoso, de cooperação e confiança, oportunizando troca de conhecimento, com transparência e sinceridade é uma das, senão a principal, prática que temos aqui. Com isso, todo mundo é tratado da mesma maneira e conversa de igual para igual, independente do cargo.

#2 Celebrando as pequenas conquistas e datas especiais. Por exemplo, ao aprovarmos um material de primeira, ou seja, sem a solicitação de alterações pelo cliente, praticamos uma espécie de ritual, onde uma vinheta de parabenização começa a tocar alto no sistema de som da empresa, seguido de uma música escolhida pela equipe que realizou o trabalho. Todos comemoram juntos, e o grupo que conseguiu o resultado recebe uma barra de chocolate para celebrar a conquista.

#3 Dando liberdade de decisões. Na Doctor, foram criadas duas comissões envolvendo colaboradores voluntários. Uma delas é a Happy at Work, com foco em melhorar a qualidade de vida no trabalho - tratando desde as regras de organização e limpeza da empresa, até as festas de confraternização. E a segunda é a Work to Care, com a finalidade de promover ações sociais e de caridade. Em ambas os colaboradores têm autonomia para pensar, discutir e tomar decisões sobre os assuntos relacionados a cada comissão, gerando envolvimento e participação.  

Uma equipe engajada é que realmente faz a coisa acontecer. Precisamos batalhar diariamente para que essa motivação tome conta de toda a empresa. O engajamento faz resultados serem alcançados, metas batidas, ideias novas surgirem, melhorias serem implementadas e por aí vai. Pessoas engajadas transformam as empresas e transformam o mundo.